10 passos para uma empresa alcançar a excelência ambiental – Cena Jurídica

10 passos para uma empresa alcançar a excelência ambiental

10 passos para uma empresa alcançar a excelência ambiental

Por Emerson Souza Gomes

Nunca antes houve uma preocupação tão grande com o meio ambiente como nos dias atuais. No campo do direito, não só a legislação impõe uma série de obrigações às empresas, mas a própria sociedade cobra uma postura ambientalmente adequada dos organismos empresariais. A questão, então, passa a ser estratégica, sobretudo para conquista de novos mercados.

Leia também:

+ Como reduzir o risco em operações com consumidores

+ Recuperação de ativos: quem dorme o direito não socorre

+ Aluguel em atraso: o que muda com a pandemia

A sustentabilidade é uma discussão que veio para ficar

Todos sabemos que a discussão sobre sustentabilidade é atual e veio para ficar. Ainda que sejam grandes os encargos, para empresas, é uma ótima oportunidade de crescimento incorporar valores de respeito ao meio ambiente. O investimento, sabe-se, nem sempre é pequeno, posto que não basta apenas ter uma “marca verde”, mas, sobretudo é necessário disseminar toda uma cultura no ambiente corporativo – o que demanda tempo, engajamento e dinheiro.

10 passos para a excelência ambiental

Em tempos de sustentabilidade de negócios, a título de contribuição, quero hoje compartilhar com vocês “10 passos para uma empresa alcançar a excelência ambiental”, conteúdo extraído do livro The Green Capitalists, de autoria de John Elkington e Tom Burke; dicas importantes não só para que o seu negócio contribua para o meio ambiente ecologicamente equilibrado, mas também para que você saiba o que é essencial em um planejamento estratégico. Vamos aos 10 passos:

– desenvolva e publique uma política ambiental;

– estabeleça metas e continue a avaliar ganhos;

– defina claramente as responsabilidades ambientais de cada uma das áreas e do pessoal administrativo (linha ou assessoria).

– divulgue interna e externamente a política, os objetivos e metas e as responsabilidades;

– obtenha recursos adequados;

– eduque e treine seu pessoal e informe os consumidores e as comunidades;

– acompanhe a situação ambiental da empresa e faça auditorias e relatórios;

– acompanhe a evolução da discussão sobre a questão ambiental;

– contribua para os programas ambientais da comunidade e invista em pesquisa e desenvolvimento aplicada à área ambiental;

– ajude a conciliar os diferentes interesses existentes entre todos os envolvidos: empresa, consumidores, comunidade, acionistas etc.

Programa de sustentabilidade

Grandes empresas possuem um programa de sustentabilidade focado em criar uma cadeia de produção que impacte minimamente o meio ambiente. Veja, então, que gerar bem-estar a consumidores e colaboradores, no segmento em que você atua, além de evitar prejuízos econômicos, traz a certeza de que o seu empreendimento está alinhado com o futuro e, se falo em futuro, alcançar a excelência ambiental deixa de ser uma questão meramente filantrópica, para ser, de fato: es-tra-té-gi-ca!

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335
Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *