TJSC absolve SAMAE por água contaminada

TJSC absolve SAMAE por água contaminada. Ainda no mês de dezembro, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reformou sentença originária da 2ª Vara Cível da Comarca de São Francisco do Sul…

Por Emerson Souza Gomes

TJSC absolve SAMAE por água contaminada

Ainda no mês de dezembro, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reformou sentença originária da 2ª Vara Cível da Comarca de São Francisco do Sul que condenava o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE) a pagar indenização por danos morais pelo fornecimento de água contaminada a consumidor.

No ano de 2015, o consumidor ingressou com ação indenizatória contra o SAMAE pedindo, dentre outros, para que  fosse indenizado por ter sofrido distúrbio intestinal após consumir água com colifornes fecais – as informações da contaminação constavam na própria fatura do SAMAE.

Em primeira instância, a ação foi julgada procedente para condenar o serviço de água – e subsidiariamente o Município de São Francisco do Sul – a pagar o valor de R$ 2.000,00 de indenização, no entanto, em sede de recurso, o SAMAE insistiu na alegação de que a informação na fatura teria sido veiculada por erro e que documentos técnicos demonstravam a qualidade da água para o consumo.

A Terceira Câmara de Direito Público acolheu os argumentos e reformou a sentença desobrigando o SAMAE e, por conseguinte, também o Município, ao pagamento de qualquer indenização. Conforme o acórdão “analisadas as provas dos autos, não é possível concluir que a informação constante da fatura de água possa, fundamentalmente, comprovar prejuízo (…)  o réu SAMAE comprovou ter fornecido água não contaminada aos munícipes de São Francisco do Sul, afastando, assim, o nexo causal entre o dano alegadamente sofrido pelo autor, e seu agir“.

Fonte: TJSC, processo 0300053-51.2015.8.24.0061

Acesse a íntegra do Acórdão.

Leia também

Prédio terá recuo de 20 metros no rio Elling

Posse de imóvel autoriza cobrança de IPTU

Usucapião de área inferior ao módulo municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima