Opinião Emerson Souza Gomes: Globolixo, troco de padaria e diárias – Cena Jurídica

Opinião Emerson Souza Gomes: Globolixo, troco de padaria e diárias

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335

Globolixo
Recordo, já vão alguns anos, muito antes da Lava Jato, de matéria veiculada no programa Fantástico acerca da corrupção em licitações em sede de municípios. Com uma câmera escondida, um repórter se fazia passar por um empresário, filmando reuniões com agentes públicos que, muito naturalmente, esclareciam como o suposto empresário poderia ser beneficiado mediante pagamento de um percentual sobre o valor contratado com o poder público.

Mesmo àquela época, a matéria foi tratada como verdadeiro furo de reportagem.

Troco de padaria
Uma espécie de corrupção é aquela mencionada como “corrupção endêmica” a qual se caracteriza por estar enraizada no cotidiano de uma sociedade, espalhando-se com a força de um vírus, assumindo notabilidade em pequenas infrações ou desvios de caráter.

Não devolver o troco passado a mais no comércio (Oba! Dei Sorte…); tirar vantagem das circunstâncias (Quem mandou ser bobo…); dar um jeitinho (Ora bolas, isto não fará mal a ninguém) e por aí afora, são exemplos desta endemia.

Endemia X Pandemia
Sabemos que um sem número de pessoas é contaminada pelo Novo Corona Vírus; muitas são assintomáticas, outras tantas sentem o desconforto de uma gripe. Para o grosso da população, os efeitos provocados pela pandemia são desprezíveis, isto até o momento em que o vírus ingressa no sistema de saúde pública – dispensando-se comentários quanto aos seus consectários.

Os desdobramentos da “corrupção endêmica” assemelham-se ao da “pandemia”. Enquanto observados de forma isolada, pequenas infrações aparentam não provocar grande dano à sociedade. O problema é que esta espécie de corrupção, através do voto popular, ingressa no sistema político, potencializando os seus efeitos e o que era troco de padaria, torna-se cifras de milhões, bilhões, trilhões…

Vacina & Cidadania
Na falta de uma vacina, reaprender a lavar as mãos é o mínimo que se espera da população para combater o Corona. De outra parte, uma bola alimentação e, sobretudo, a prática constante de exercícios físicos, aumentam a imunidade.

Para a corrupção endêmica, também é necessário aumentar a imunidade. Se os políticos necessariamente precisam ter a ficha limpa, temos que ter as mãos limpas e praticar exercícios, quais: Exercícios de Cidadania, ora!

Exercícios de cidadania, ora!

“Pedir”, “protestar” e “resistir” (por meio do acionamento do Judiciário) é como a cidadania é exercida. O cidadão é sempre um sujeito ativo e transformador. Não é um revolucionário, submete-se à democracia, cumpre com o seus deveres; na fila da padaria, o cidadão é o sujeito que brada: “Você pegou troco a mais e não devolveu!”

Você pegou o troco a mais e não devolveu
Pode parecer um paradoxo, mas no que se refere à política “o cidadão não teme sujar as mãos.” A cidadania é ativa, suja as mãos, chega até mesmo a queima-las, mas quem é que vai querer ser queimar, questiono.

Ainda quanto à imunidade
O melhor alimento para o voto consciente é a boa informação. Assim, fake news devem ser combatidas. Em meio à crise sanitária, assistimos ao descalabro de vítimas serem enterradas em vala comum.

Globolixo II
Por fim, se é fake, true ou old news, vi no facebook que despesas de diárias de vereadores chegam à cifra de R$ 69 mil…
…Chama lá a Globolixo!

Artigo originalmente publicado no jornal Folha Babitonga

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat