Opinião Emerson Souza Gomes: A vida é feita de tempo – Cena Jurídica

Opinião Emerson Souza Gomes: A vida é feita de tempo

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335

Por Emerson Souza Gomes

Convenhamos, tempo e dinheiro são duas variáveis que, na vida profissional, devem ser constantemente medidas. É uma ilusão pensar que um pouco de tempo desperdiçado aqui ou ali não lhe causa prejuízo. No mais…

…a vida é feita de tempo. Quem perde tempo, não perde só dinheiro.

Leia também

+ Quanto tempo o nome do consumidor pode ficar no Serasa ou SPC?

+ Como funciona a ação para excluir o nome do consumidor do SERASA

+ Extravio de bagagem

Atendimento no INSS só em 3 de agosto: tempo de aprender

Prorrogado mais uma vez o retorno do atendimento presencial no INSS. Suspenso desde o mês de março, uma portaria do Ministério da Economia e do INSS remarca o retorno do atendimento presencial para 3 de agosto. Com isso, evita-se o contágio pela Covid e os segurados ganham tempo para aprenderem a usar a internet – meio alternativo e nem sempre eficiente para ser atendido.

Tribunal de Justiça: audiência pública no youtube: tempo de espera

A maior quantidade de processos correndo(!) na Justiça é de cobrança de impostos. O impacto disso é a sobrecarga de serviços nos fóruns e um maior tempo de espera para julgamento de ações judiciais dos cidadãos em geral. Audiência pública, promovida pelo Tribunal de Justiça, será realizada via youtube para discussão do tema no dia 17 deste mês. Certamente, é um problema de difícil solução o volume de processos. Para colaborar, os municípios poderiam suspender o trâmite de ações de execução fiscal de IPTU atualmente na Justiça.

Usucapião por abandono do lar: menos tempo

Falando em ações judiciais, em São Francisco do Sul, causas de família e de usucapião são dois motivos que fazem o cidadão ter que ir ao fórum. Pouco conhecida e muito controvertida, a usucapião por abandono do lar abrange os dois temas. É uma das formas de aquisição da propriedade do imóvel da família pelos ex-cônjuge ou ex-companheiro que foi abandonado e que exerce sozinho a posse do imóvel pelo prazo de apenas 2 anos.

Covid e meio ambiente: tempo de reflexão

É um momento adequado para refletirmos sobre qual espécie de crise atravessamos. Foi cunhado o termo “crise sanitária”, mas o que vemos é uma verdadeira “crise ambiental”. É o meio ambiente que está comprometido. Prevenção, precaução, segurança, posturas adequadas frente ao meio ambiente, educação, conscientização, enfim, tudo isto tem uma relação estreita com o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Se tivéssemos adotado uma política de combate ao vírus com base em princípios ambientais, teríamos um quadro diferente no Brasil.

Cabos eleitorais: não perca tempo

Nova política é o que queremos. Para isto, fala-se em renovação. Não vamos deixar de lado, neste movimento, julgar os cabos eleitorais de plantão. Eles exercem um papel fundamental transmitindo informações e persuadindo o eleitor ao voto principalmente nas eleições municipais. Não perca tempo com quem não merece a sua confiança.

Quem perde tempo perde vida

Nada a acrescentar. Até uma próxima…

… A vida é feita de tempo.

Artigo originalmente publicado no jornal Folha Babitonga

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335
Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *