Opinião Emerson Souza Gomes: Bolsonaro vem aí…

Por Emerson Souza Gomes
Bolsonaro vem aí…
O mundo do já-era
Getúlio, Ernesto, Dilma, talvez tenham sido estes os que estiveram por aqui – permissa a gafe. – Era Vargas, era PT, governo militar… Foram eras que já foram e que por isso já-eram… Mundo do já-era.
Meio ambiente
O interessante dessas “eras” nem são assim os seus personagens – curiosos, diga-se de passagem – mas as condições que fizeram com que ascendessem ao palco. As razões de um Getúlio, de uma Dilma, do ocaso da democracia…
STF e interpretação de textos
Diploma, renda, conseguir redigir 20 linhas, não são indícios de cidadania. Pelo contrário, o problema do Brasil é a interpretação de textos. E nisto até o Supremo dá a sua colaboração, buscando interpretar aquilo que requer apenas leitura. Mas merece desconto, na pindorama, ler é um grande desafio. É que ler é um processo, tal como a democracia. Quando mais se lê, mais se aprende a ler.
As razões de um Bolsonaro
Aposto um pé de meia que a corrupção contribuiu, sim, mas não foi o fator decisivo para a posse do Presidente. – Corrupção, na política, há desde sempre. – Não se pode julgar, também, que foi questão de economia. Já vivenciamos inflação acima de 80 % Km’s por hora a.m.
Um média, por favor
A gente quer, por favor, é ser médio, com algum sonho de extravagância; aturamos qualquer patuscada de governo, menos a da (in)segurança… pública.
Percor
Afora aqueles que são adestrados na Grande Arte – grande Rubem Fonseca – a arma branca é passional por natureza. Como diria um colega criminalista, não existe vítima que tropece apenas uma vez sobre uma faca. O assassínio por faca requer paixão.
Polarização
A polarização é passional; é um cego com malabares à beira do abismo do ódio. Facas e mais facas, diga lá Bolsonaro. As pessoas são hostis como facas e estão por aí polarizadas.
Self
E este é Jair Messias Bolsonaro. O presidente da república signo, queiram ou não, daquilo que se propõe ser uma era; uma era ambígua, onde pessoas carregam no punho da língua uma odiosa faca e ou na língua do punho uma amorosa self, mas o país clama que seja Auspiciosa, Digna e (para alguns, não-tão) Democrática.
Bolsonaro vem aí…
Oportunidade única pra “vaiá!” ou lará-lará-laiá…
Abraços,
A gente se lê por aqui.
Artigo originalmente publicado no jornal Folha Babitonga

Postagens recomendadas

Sete dicas sobre o contrato de representação comercial
20 de janeiro de 2021

Cinco súmulas do STJ que tratam do IPTU
19 de janeiro de 2021

Consumidor deve ser indenizado por dano ou furto em estacionamento
18 de janeiro de 2021