Opinião Emerson Souza Gomes: O homem não foi à lua – Cena Jurídica

Opinião Emerson Souza Gomes: O homem não foi à lua

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335

Por Emerson Souza Gomes

Nada mais prazeroso do que uma boa teoria da conspiração. Elas são curiosas e justificam o mundo a nossa volta em um passe de mágica. Há uma verdadeira mística no ato de conspirar, com fatos e crenças misturando-se como água e água. Embora o avanço da ciência, teorias da conspiração sempre existiram. A ausência de fascínio do mundo real é compensada no momento em que conspiramos. Mas conspirar tem limites. Até que virem ciência, teorias da conspiração são crenças e a vida requer…

…os pés no chão.

Terra Oca

Se você gosta de conspirar, deve ter ouvido algo a respeito da Teoria da Terra Oca, que apregoa existir um mundo abaixo dos nossos pés como aquele de Júlio Verne, e que as entradas, para esse mundo fantástico, ficam nos polos da terra. Mas se você é um conspirador de primeira, sabe que somos privilegiados, pois aqui, nas cercanias do município, há uma passagem secreta para o imaginário mundo cavo que fica ali, no Morro do Canto Galo. Bom, na atualidade, essa teoria, de que a terra é oca, caiu por terra – é vista como coisa de cabeça oca – pois que a terra, de “ocavidade”, nada tem: a terra é plana.

Câmeras em TV,s

Com o avanço da tecnologia os televisores de válvula foram substituídos por televisores sem válvula. E aí está o domicílio do perigo. Como previu George Orwell, as TV’s do século XX passaram a esconder uma microcâmera que monitora tudo o que é feito dentro das nossas casas. Na atualidade, essa teoria foi ultrapassada, em parte pelos algoritmos e, em boa parte, pelos chip’s nas vacinas.

Elvis não morreu

Elvis não morreu, farto do sucesso, decidiu se recolher ao anonimato em uma ilha paradisíaca. M. Jackson – que foi casado com a filha de Elvis – também não morreu e, apesar de ser avistado episodicamente em NY fazendo compras, certamente mora lá, na malsinada ilha. Por conta do sedentarismo de Elvis, hoje esta teoria está em parte vencida. Mas, afora Obama, que retornará ao Havaí, e Paul e Ringo estarem vivíssimos, Cuba existe e vai saber se a Anita também não é comunista(!).

O homem não foi à Lua

Tudo foi fruto de Stanley Kubrick e da Guerra Fria: o homem não foi à Lua de jeito e maneira. Foi um golpe, ou melhor, um truque que hoje é comezinho nas produções cinematográficas – Ah! Veja que não se contesta Laika ter ido ao espaço. – Apesar de cachorro não voar, esta teoria da Lua está vencida. A NASA se prepara para levar o homem à Marte antes que Bill Gates, as torres de 5G e os laboratórios chineses subjugem o planeta.

Pés no chão

Não se trata de informação – que há em todos os lugares. – Crenças, ansiedades, decepções, conspiram para que digamos não à realidade e encontremos conforto no mágico para suportar limitações; e assim passamos a voar como asa de avião ou um foguete de Apolo. – A humanidade esteve por vezes na Lua…

…e nem sempre com os pés no chão.

Artigo originalmente publicado no jornal Folha Babitonga

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335
Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *