Opinião Emerson Souza Gomes: Olimpíadas e algumas barbaridades – Cena Jurídica

Opinião Emerson Souza Gomes: Olimpíadas e algumas barbaridades

Opinião Emerson Souza Gomes: Olimpíadas e algumas barbaridades

Por Emerson Souza Gomes

Aconteceu nas Olimpíadas de 1980, na extinta União Soviética. Na época, tinha eu meus nove anos de idade e assistia na TV como andava o quadro de medalhas. Ao ver a posição do Brasil, pensei: “Como pode o Brasil ser tão bom como dizem se está lá na rabeira!” Moral da história…

…tem que falar a verdade para as crianças.

Terreno de marinha: solução ou mais um problema

O drama vem de longos anos, vem desde D. João VI, mas parece que agora terá um fim que não será dos melhores para quem é proprietário de imóvel cuja parcela da área é considerada propriedade da União por ser terreno de marinha. O governo federal precisa fazer caixa e dará a opção do proprietário comprar a área de marinha; esta é a solução apresentada pelo governo e que já está acontecendo… Solução ou mais um problema!

Pedágios: passe livre

Até que enfim quem trafega pelas rodovias de Santa Catarina poderá pagar o pedágio com cartão. A Lei Estadual 18.168, deste mês, prevê que a recusa em receber o valor do pedágio por meio de cartões de débito ou de crédito faculta ao usuário o direito ao passe livre. A lei já está em vigor.

Racismo: crime e vergonha

O Movimento Afrodescendente de São Francisco do Sul foi alvo de ataque racista no dia 28/07/2021. Em reunião pela internet, um usuário fake postou vídeos nazistas e da KKK. Repúdio total. Crime e vergonha.

Usucapião: barbaridade

A informação é de que tramitam em torno de 900 ações de usucapião aqui na comarca. É de se parar para pensar. Em pleno século XXI, a propriedade imobiliária, não só aqui na ilha, mas em boa parte do território brasileiro, ainda não se encontra regularizada. É um panorama medieval, algo bárbaro: uma barbaridade.

Barbaridade II

Também não adianta muito dar a escritura ao cidadão sem que lhe seja assegurada moradia. Falo da questão ambiental, já que muitos, ainda com título de propriedade, não podem instalar energia elétrica em suas casas dado as restrições legais. Nada contra App’s. Tudo contra ao Código Ambiental que é uma lei que ignora a realidade urbana.

Voto auditável

Para finalizar, esta celeuma a respeito do voto auditável é bem provável que tenha o mesmo final da controvérsia acerca das vacinas. Francamente, o povo vota com a barriga…

… tem que falar a verdade para as crianças.

Fico por aqui,
À espera de mais medalhas,

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335
Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat