Como bloquear o empréstimo consignado na aposentadoria – Cena Jurídica

Como bloquear o empréstimo consignado na aposentadoria

Como bloquear o empréstimo consignado na aposentadoria

Saber como bloquear o empréstimo consignado em benefício previdenciário é uma forma de se prevenir e não ser vítima de golpe.

Por Emerson Souza Gomes

Já abordei aqui no blog a quantidade de empréstimos consignados que vêm sendo contestados na Justiça em virtude de não terem sido solicitados por consumidores.

Trata-se de fraude a direitos de hipossuficientes que se alastrou pelo país como a uma epidemia. Muitos aposentados e pensionistas sequer têm conhecimento de que foram vítimas do golpe pois não costumam conferir o extrato do benefício.

Seja na forma de empréstimo com desconto mensal de parcelas, ou na liberação de valores mediante saque em limite de cartão de crédito, a prática ilícita expõe as vítimas a pagamento de juros, comprometendo mais ainda a renda mensal de uma população de baixa renda.

Identificado o desconto de valores indevidos no benefício previdenciário, a vítima, ainda que tenha gasto o valor liberado, deve ingressar no Judiciário pedindo a anulação do empréstimo e a compensação dos danos morais.

Mas a cautela é necessária. Para evitar cair no golpe, além de fazer a conferência do que é descontado do benefício e controlar a conta bancária, é possível efetuar o bloqueio da contratação de empréstimo consignado no aplicativo “Meu INSS” ou através do telefone 135 do INSS.

Procedendo assim, é possível impedir que empréstimos sejam vinculados ao benefício, salientando que o desbloqueio pode ser feito a qualquer momento caso seja necessário recorrer aos bancos para cobrir eventuais despesas extras no orçamento.

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335

Crédito da imagem principal do post Pessoas foto criado por karlyukav – br.freepik.com
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat