Como bloquear o empréstimo consignado na aposentadoria

Saber como bloquear o empréstimo consignado em benefício previdenciário é uma forma de se prevenir e não ser vítima de golpe.
Por Emerson Souza Gomes
Já abordei aqui no blog a quantidade de empréstimos consignados que vêm sendo contestados na Justiça em virtude de não terem sido solicitados por consumidores.
Trata-se de fraude a direitos de hipossuficientes que se alastrou pelo país como a uma epidemia. Muitos aposentados e pensionistas sequer têm conhecimento de que foram vítimas do golpe pois não costumam conferir o extrato do benefício.
Seja na forma de empréstimo com desconto mensal de parcelas, ou na liberação de valores mediante saque em limite de cartão de crédito, a prática ilícita expõe as vítimas a pagamento de juros, comprometendo mais ainda a renda mensal de uma população de baixa renda.
Identificado o desconto de valores indevidos no benefício previdenciário, a vítima, ainda que tenha gasto o valor liberado, deve ingressar no Judiciário pedindo a anulação do empréstimo e a compensação dos danos morais.
Mas a cautela é necessária. Para evitar cair no golpe, além de fazer a conferência do que é descontado do benefício e controlar a conta bancária, é possível efetuar o bloqueio da contratação de empréstimo consignado no aplicativo “Meu INSS” ou através do telefone 135 do INSS.
Procedendo assim, é possível impedir que empréstimos sejam vinculados ao benefício, salientando que o desbloqueio pode ser feito a qualquer momento caso seja necessário recorrer aos bancos para cobrir eventuais despesas extras no orçamento.

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335

Crédito da imagem principal do post Pessoas foto criado por karlyukav – br.freepik.com
Postagens recomendadas

Liminar proíbe supressão de APP em terreno de marinha
27 de julho de 2022

Ocupação irregular de áreas de preservação permanente
25 de julho de 2022

Diminuição de água em imóvel rural gera indenização
25 de julho de 2022